Tecnologias em Educação

E-Proinfo, curso muito bem elaborado juntamente com a PUC_RJ, e espero que minha contribuição sirva para alguém.Agradeço a oportunidade de estar entre os professores contemplados no curso. Obrigada!

domingo, 6 de dezembro de 2009

PEDRO, um menino que desafia limites...
Ajudas Técnicas
Auxílios Ópticos
Recursos Tecnológicos

As ajudas técnicas:
Mas na realidade, nem tudo eram flores: não foi fácil habituar Pedro a copiar do quadro; não era fácil mantê-lo atento por muito tempo e, além disso, ele tinha uma dificuldade grande em aprender a matemática, em visualizar as letras.
Travamos uma batalha para que ele pudesse ser alfabetizado, foi assim, à medida que as dificuldades iam surgindo que Márcia me ajudava a lançar mão das “ajudas técnicas”, ou seja, dos recursos especiais e adaptações em materiais que possibilitavam ao Pedro uma maior autonomia na feitura dos trabalhos.
São consideradas ajudas técnicas:
Ampliação de textos;
Cadernos com pautas ampliadas;
Lápis e canetas com grafites mais escuros;
Pranchas de plano inclinado;
Guias para leituras;
Cadernos com pautas ampliadas:
São maiores que os habituais, com linhas mais escuras e espessas, que facilitam a discriminação devido ao contraste e permite melhor organização espacial;
Prancha de plano inclinado:
O livro ou o caderno é colocado sobre a prancha, facilitando ao aluno aproximar os olhos do material de leitura, melhorando a postura.

Ampliação de textos:
É possível empregar fontes com melhores definições de letra e formato, como arial, verdana ou tahoma, tamanho 24.
O material deve ser preparado com antecedência para que o aluno possa acompanhar os colegas de sala;
Lápis, canetas, réguas, esquadros, transferidores:
Pedro, assim como os outros alunos com baixa visão devem usar lápis preto com grafite espesso, por exemplo, 3B, 4B ou 6B, além de lápis de cor e canetas de cores fortes e contrastantes
As réguas, esquadros e transferidores ajudam o aluno a acompanhar leituras, delimitar espaços, fazer desenhos entre outros.
Tiposcópio:
É um recurso que serve como guia par a leitura e é útil aos alunos que têm dificuldade para ler um texto, por não conseguirem seguir a linha.


OS AUXÍLIOS ÓPTICOS:
Devem ser indicados e prescritos pelo médico oftalmologista, após avaliação clínica e, para usá-los é os alunos precisam de orientação de um ortopista ou do professor. São eles:
Para perto: as lupas manuais, fixas, horizontais e iluminadas e os óculos;
À distância: sistemas telescópicos e telelupas.
Lupas:
São úteis para a leitura, escrita, trabalhos manuais, trabalhos no computador e atividades da vida prática. Podem ser também eletrônicas:








TELELUPAS:
São usadas geralmente para enxergar a distância, a depender da lupa, a resolução e grau de alcance podem ser de maior ou menor grau.



Os recursos tecnológicos
São muito importantes para as pessoas com deficiência visual, pois facilitam sua vida, trazendo independência e autonomia no meio familiar, social, educacional e profissional.
O uso de computadores é excelente para os alunos com baixa visão. Os softwares garantem a acessibilidade, permitindo a escrita, leitura, navegação na Internet. Existem softwares que ampliam a imagem exibida no monitor, permitindo independência e velocidade no desempenho de atividades escolares, profissionais e de lazer, além ainda dos softwares leitores de tela.
O computador:
Entre as peças físicas do computador (hardware), podem auxiliar o acesso aos portadores de baixa visão temos os teclados adaptados, com teclas com letras maiores ou com o Braille, por exemplo; os scanners para ampliação de textos e imagens; o kit multimídia e mouses adaptados.

Softwares:
De ampliação de imagens:
Lentepro - foi criado pelo projeto DOSVOX, para ajudar o usuário Windows com visão subnormal do Brasil, que não tem recursos suficientes para comprar um programa mais sofisticado e caro no exterior. Através desse programa, o que aparece na tela é ampliado numa janela.
De sintetização de voz: leitores de tela, que facilitam a utilização do computador, principalmente no uso da internet, correio eletrônico, MSN e outros. Pode-se citar entre os mais conhecidos:
Dosvox (gratuito):
http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/programas/dv31b-setup.exe
Jaws (leitor de telas em vários idiomas, inclusiva Português):
Possui demonstrativo gratuito para download na internet: http://www.freedomscientific.com

 Outros programas a aparatos tecnológicos serão abordados na apresentação principal.
Bibliografia:

A inclusão de aluno com baixa visão no ensino regular/autora do projeto Mara Olímpia de Campos Siaulys – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.
Necessidades especiais, baixa visão. Disponível em: http://www.civiam.com.br/lista_necessidades.php?scateg=213&gclid=CJT2167xrZ4CFY0f7godVCipmw. Acesso em 23 de nov. 2009.
Visão subnormal – auxílios ópticos e não ópiticos. Disponível em : http://www.oftalmopediatria.com.br/texto.php?ct=15&ano=. Acesso em 23 de Nov. 2009.
Sugestão para adaptação de textos para alunos com visão subnormal – Instituto Benjamim Constant. Disponível em: http://www.ibc.gov.br/?catid=154&blogid=1&itemid=10176. Acesso em 25 de Nov. 2009.

Nenhum comentário: