A Avaliação Funcional da visão
A avaliação educacional aborda os aspectos funcionais da utilização da visão para as atividades diárias: como o aluno se orienta e se movimenta, brinca, faz as tarefas escolares e de vida prática. É uma avaliação de caráter qualitativo, que leva em consideração os vários aspectos do desenvolvimento e aprendizagem. Ela deve também considerar as ajudas necessárias, os recursos e as adaptações para melhor desempenho da criança ou do jovem nas atividades de vida prática, que devem ser facilitadas na escola, na comunidade e na sociedade.
Esta avaliação deve ser feita por professores especializados em deficiência visual, preferencialmente por equipe interdisciplinar, em instituições ou serviços especializados, contando com a participação ativa da família.
A avaliação funcional da visão e a avaliação da aprendizagem de desenvolvimento integral do aluno trazem subsídios para elaboração de um plano de atividades a ser desenvolvida na escola, família e no atendimento educacional especializado. O plano de atividades leva em consideração a recomendação do oftalmologista quanto à necessidade do uso de auxílios ópticos, posicionamento em sala de aula, adaptações curriculares necessárias, complementações em Orientação e Mobilidade, Atividades da Vida Diária e escrita cursiva, recomendadas pelos professores e equipe interdisciplinar que fazem a avaliação funcional.
Além disso, é importante que o projeto pedagógico envolva toda a comunidade escolar na discussão das necessidades, possibilidades e dificuldades do aluno e da escola, de forma a promover um ambiente que contemple os diferentes estilos de aprendizagem, interação e participação desses alunos.
Texto extraído do livro: Inclusão do aluno com baixa visão no ensino regular, autora do projeto: Mara Olímpia de Campos Siaulys.
Nenhum comentário:
Postar um comentário