GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA
DIRETORIA DE ENSINO ESPECIAL
FICHA DE REGISTRO DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR
Nome Completo do Aluno:
Data de Nascimento: / / Série/Turma/Turno:
Escola: Professor (a):
A presente ficha deverá ser preenchida pelos profissionais de educação que atuam junto ao aluno com necessidades educacionais especiais. As adequações sugeridas deverão ser assinaladas e descritas nos campos específicos referentes à organização, aos objetivos, aos procedimentos didáticos, à avaliação, á temporalidade e aos encaminhamentos sugeridos.
Justificativa para Adequação Curricular:
Observação: Esse documento foi elaborado com base na publicação “Saberes e Práticas da Inclusão: Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Especiais”. MEC/SEESP, 2003, v.4.
Nome Completo do Aluno:
_____ ° SEMESTRE DE __________. Período de Adequação: _____ /____ / ____ a ____ /____ /____
Assinale as adequações sugeridas nos tópicos abaixo, podendo ser apontado mais do que um item por tópico.
Adequação Curricular de Pequeno Porte
(Pouco significativas) Adequação Curricular de Grande Porte
( Significativas)
Organizativas:
( )Organização dos agrupamentos de alunos
(tamanho/homogeneidade/heterogeneidade)
( )Organização dos recursos didáticos
( )Organização do espaço físico e condições ambientais.
Relativas aos Objetivos e conteúdos:
( )Priorização de áreas ou unidades de conteúdos
( )Priorização de tipos de conteúdos
( )Priorização de objetivos
( )Reformulação da seqüência de conteúdos
( )Eliminação de conteúdos secundários
Relativas aos Procedimentos Didáticos e Atividades
( )Modificação de procedimentos
( )Introdução de atividades alternativas ás previstas
( )Introdução de atividades complementares às previstas
( )Modificação do nível de complexidade das atividades
( )Eliminação de componentes das atividades
( )Modificação da seqüência de tarefas
( )Facilitação dos planos de ação
( )Adaptação dos materiais utilizados
( )Modificação da seleção dos materiais previstos
Avaliativas
( )Adaptação de técnicas, instrumentos e procedimentos
( )Modificação de técnicas e instrumentos
Relativas à temporalidade
( )Aumento do tempo previsto para o trato de determinados objetos
( )Diminuição do tempo previsto para o trato de determinados objeto
Relativa aos Objetivos:
( )Eliminação de Objetivos
( )Introdução de objetivos específicos,complementares e/ou alternativos
Relativas aos conteúdos
( )Introdução de conteúdos específicos,complementares ou alternativos (substituição)
( )Eliminação de conteúdos básicos do currículo
Relativas as Metodologias e Organização Didática
( )Introdução de e procedimentos complementares e / ou de ensino e aprendizagem
( ) Organização diferenciada deda sala de aula
( )Introdução de recursos específicos de acesso ao currículo
Avaliativa
( )Introdução de critérios específicos de avaliação
( )Eliminação de critérios específicos de avaliação
( )Adaptação de critérios específicos de avaliação
( )Modificação dos critérios de promoção
Relativas à temporalidade:
( )Prolongamento de um ano ou mais de permanência do aluno na mesma série ou no ciclo(retenção)
Especificações das adaptações de pequeno e grande portes (não significativas e significativas) realizadas:
Adequação
Espaço Físico e Condições Ambientais Em sala de aula No contexto escolar
Recursos Materiais/Didáticos
Metodologia e Procedimentos Didáticos
Objetivos:
Conteúdos:
Avaliação:
Sugestões e Encaminhamentos:
Observações gerais:
Data: _____ /______ /______
____________________________ __________________________ _________________________
Prof. Regente Prof.Itinerante Prof. Sala de Apoio/ recurso
____________________________ ________________________ _________________________
Equipe de apoio à aprendizagem Direção Pais e/ou responsável
Nenhum comentário:
Postar um comentário