Tecnologias em Educação

E-Proinfo, curso muito bem elaborado juntamente com a PUC_RJ, e espero que minha contribuição sirva para alguém.Agradeço a oportunidade de estar entre os professores contemplados no curso. Obrigada!

sábado, 5 de dezembro de 2009

FICHA DE REGISTRO DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA
DIRETORIA DE ENSINO ESPECIAL



FICHA DE REGISTRO DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR




Nome Completo do Aluno:
Data de Nascimento: / / Série/Turma/Turno:
Escola: Professor (a):





A presente ficha deverá ser preenchida pelos profissionais de educação que atuam junto ao aluno com necessidades educacionais especiais. As adequações sugeridas deverão ser assinaladas e descritas nos campos específicos referentes à organização, aos objetivos, aos procedimentos didáticos, à avaliação, á temporalidade e aos encaminhamentos sugeridos.






Justificativa para Adequação Curricular:















Observação: Esse documento foi elaborado com base na publicação “Saberes e Práticas da Inclusão: Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Especiais”. MEC/SEESP, 2003, v.4.






Nome Completo do Aluno:



_____ ° SEMESTRE DE __________. Período de Adequação: _____ /____ / ____ a ____ /____ /____



Assinale as adequações sugeridas nos tópicos abaixo, podendo ser apontado mais do que um item por tópico.


Adequação Curricular de Pequeno Porte
(Pouco significativas) Adequação Curricular de Grande Porte
( Significativas)

Organizativas:

( )Organização dos agrupamentos de alunos
(tamanho/homogeneidade/heterogeneidade)
( )Organização dos recursos didáticos
( )Organização do espaço físico e condições ambientais.


Relativas aos Objetivos e conteúdos:

( )Priorização de áreas ou unidades de conteúdos
( )Priorização de tipos de conteúdos
( )Priorização de objetivos
( )Reformulação da seqüência de conteúdos
( )Eliminação de conteúdos secundários


Relativas aos Procedimentos Didáticos e Atividades

( )Modificação de procedimentos
( )Introdução de atividades alternativas ás previstas
( )Introdução de atividades complementares às previstas
( )Modificação do nível de complexidade das atividades
( )Eliminação de componentes das atividades
( )Modificação da seqüência de tarefas
( )Facilitação dos planos de ação
( )Adaptação dos materiais utilizados
( )Modificação da seleção dos materiais previstos


Avaliativas

( )Adaptação de técnicas, instrumentos e procedimentos
( )Modificação de técnicas e instrumentos


Relativas à temporalidade

( )Aumento do tempo previsto para o trato de determinados objetos
( )Diminuição do tempo previsto para o trato de determinados objeto


Relativa aos Objetivos:

( )Eliminação de Objetivos
( )Introdução de objetivos específicos,complementares e/ou alternativos


Relativas aos conteúdos

( )Introdução de conteúdos específicos,complementares ou alternativos (substituição)
( )Eliminação de conteúdos básicos do currículo


Relativas as Metodologias e Organização Didática

( )Introdução de e procedimentos complementares e / ou de ensino e aprendizagem
( ) Organização diferenciada deda sala de aula
( )Introdução de recursos específicos de acesso ao currículo


Avaliativa

( )Introdução de critérios específicos de avaliação
( )Eliminação de critérios específicos de avaliação
( )Adaptação de critérios específicos de avaliação
( )Modificação dos critérios de promoção


Relativas à temporalidade:

( )Prolongamento de um ano ou mais de permanência do aluno na mesma série ou no ciclo(retenção)












Especificações das adaptações de pequeno e grande portes (não significativas e significativas) realizadas:


Adequação



Espaço Físico e Condições Ambientais Em sala de aula No contexto escolar



Recursos Materiais/Didáticos


Metodologia e Procedimentos Didáticos



Objetivos:














Conteúdos:











Avaliação:













Sugestões e Encaminhamentos:













Observações gerais:









Data: _____ /______ /______



____________________________ __________________________ _________________________
Prof. Regente Prof.Itinerante Prof. Sala de Apoio/ recurso




____________________________ ________________________ _________________________
Equipe de apoio à aprendizagem Direção Pais e/ou responsável

Nenhum comentário: