Tecnologias em Educação

E-Proinfo, curso muito bem elaborado juntamente com a PUC_RJ, e espero que minha contribuição sirva para alguém.Agradeço a oportunidade de estar entre os professores contemplados no curso. Obrigada!

sábado, 7 de agosto de 2010

PLÁGIO OU AUTORIA



Internet é um lugar de Autoria ou Plágio?

Segundo texto de Pedro Demo, saber ler e escrever tornou-se uma atividade secundária. Qualquer criança mexe com computador antes de aprender a ler e a escrever. A motivação do computador é incomparável ao da escola muito mais cativante. As “novas alfabetizações” vão bem além dessas tradicionais e as escolas não estão percebendo isso porque há a digital divide (exclusão digital), e/ou o professor não quer lidar com as tecnologias, e/ou as escolas estão despreparadas. Ainda segundo texto, está acontecendo a multialfabetização, oriunda das tecnologias.
Há uma certa reflexão sobre a tecnologia como no exemplo dos jogos, onde não apenas jogam mas sim observam a ideologia. Um fato a ser ponderado é que bons jogadores viram-se melhor vida e no mercado de trabalho porém sem crítica nem autocrítica. As novas tecnologias são ambíguas como toda dinâmica histórica é natural podendo-se fazer delas coisas importantes e deletérias.
AUTORIA CRIATIVA – margem de liberdade onde o criador desafia a criatura. Na prática nos inventamos em parte somos inventados, esta é dinâmica do REMIX. Habilidades do século XXI são os desafios de autoria nesse assunto. O copyright é olhado cm pretensões excessivas patentes. AS novas tecnologias têm contribuído de maneira surpreendente a medida que propõe plataformas virtuais que facultam a AUTORIA CRESCENTE. AUTORIA CRÍTICA E AUTOCRÍTICA são feitas de outras, é um REMIX. Não dispensa os outros mas convive com outras autorias – trabalho coletivo. As tecnologias Web 2.0 são fomentadas por AUTORIA CRÍTICA E AUTOCRÍTICA.
Na minha visão acho que hoje em dia a AUTORIA CRIATIVA prevalece e com o passar dos tempos será a AUTORIA CRESCENTE e chegará ao ponto de intersecção, o REMIX.
Plágio? Sim existe plágio, mas dependendo de como o ser humano em si vê seu próprio crescimento na web, ele vai acabar por optar em uma autoria. É sempre a questão da crítica que prevalece também.

2 comentários:

Lucinh@ disse...

Interessante artigo, concordo com a autora e seu modo claro de expressar suas idéias.

Martha Pfeffer Guimarães disse...

Obrigada Lucinha, enquanto tivermos pessoas cuja visão for esta teremos uma omninet no futuro!!!!!!!!!!